domingo, 13 de fevereiro de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1994 - A FAMÍLIA, COMO VAI ?

Posted by toninhokalunga On domingo, fevereiro 13, 2011 Comentários


Redescobrir os valores da família: Lugar de encontro, espaço de vivência humana, ponto de partida de um mundo mais humano e de acordo com o Plano de Deus. Ao mesmo tempo, a Campanha da Fraternidade quer colaborar na criação de condições sociais e políticas objetivas para que a família possa realizar sua missão. Finalmente, pondo em prática o mandamento do amor fraterno, a Campanha da Fraternidade quer nos ajudar a olhar com confiança para um amanhã novo da família, que já pode ser descortinado.
O PATRIARCALISMO
A estrutura familiar se baseava no patriarcalismo= o homem era, somente ele, o cabeça da família. Trabalhava fora e se projetava socialmente. Dele dependiam totalmente a mulher ,os filhos e os agregados.Tal situação condicionou a mulher, que via o casamento como a única opção de vida.
Família ontem:
Autoridade absoluta do pai.
Casamento ontem:
Submissão da mulher
Obediência dos filhos
Mundo do homem ( trabalho e sociedade),
Mundo da mulher (casa e filhos).
Família hoje:
Mundo de companheiros,
Mundo de trabalho partilhado,
Mundo da educação dos filhos,
Mundo que se abre ao mundo maior da sociedade.
Casamento hoje:
Entender o outro,
Preocupar-se com o outro,
Dar prazer ao outro,
Cuidar do outro.
Por estas razões, debater, discutir e introduzir o debate sobre os direitos humanos só terá sentido se a família for o seu objetivo inicial e final!

0 comentários :

Postar um comentário

Mensagens ofensivas não serão publicadas. As da pequena oposição não serão sequer lidas! A confirmação da mensagem serve para identificar através do ID pessoas que se utilizam do anonimato para enviar mensagens ofensivas!